Módulos fabricam menos energia se ficarem encobertos, porém possuem melhor eficiência em temperaturas baixas
Especialistas apontam que os módulos fotovoltaicos permanecem com a produção de energia elétrica ativa no inverno. A impressão de diminuição na geração é por conta da posição do sol nessa época do ano, que diminui as horas de luz no período.
O CEO da Edsun, Cristiano Meditsch, afirma que não há motivo de preocupação. Tais fenômenos não acarretam problemas, exceto a diminuição temporária na geração do módulo caso esteja envolto de neve ou gelo. “Mas assim que a neve derreter, o painel segue produzindo sem problemas”, informou.
De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 543 mil usinas fotovoltaicas operam na modalidade geração distribuída no Brasil, correspondente a 6.269 megawatts (MW) de potência. Na região Sudeste, são 224.953 (2,3 GW) sistemas; e na região Sul há 119.039 (1,35 GW) equipamentos instalados produzindo energia solar.
O CEO aponta que em países onde a neve e o frio são mais recorrentes, como nos Estados Unidos e Alemanha, a utilização da energia solar favorece a redução da conta de luz. Caso o calor aumente o consumo de eletricidade para a climatização do espaço, o mesmo pode acontecer no frio com a utilização de aquecedores elétricos.
Na realidade, os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais amenas já que há, em sua composição, o silício (material utilizado em chips de computador). O componente é semicondutor e, por isso, perde eficiência em altas temperaturas.
O diretor comercial da Ecori Energia Solar, Rodrigo Matias, mostrou dois aspectos importantes a respeito do funcionamento do painel solar. “Enquanto estiver solidificada (branca opaca) impede a captação adequada de luz, o que é prejudicial apenas para a geração de energia, mas não para a integridade dos componentes. Já pelo aspecto térmico, por causar redução na temperatura de operação dos módulos, apresenta um benefício para o sistema do ponto de vista de geração de energia”, contou ao InfoSolar.
Meditsch garante que quanto mais baixa a temperatura, melhor para a geração de energia, já que o painel resfriado tem maior eficiência. “No Verão temos mais Sol, mas os painéis podem chegar a mais de 70ºC, o que prejudica a geração de energia”, contou
Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/especialistas-apontam-que-painel-solar-produz-energia-mesmo-com-frio-extremo.html
1. Preencha o formulário com informações solicitadas;
2. Entraremos em contato para entender sua demanda;
3. Faremos o dimensionamento da solução ideal para você.
Av. Juracy Magalhães, 382
1º andar - Jurema,
Vitória da Conquista - BA
CEP.: 45023-490