No último dia 03 de Junho foi inaugurada a usina fotovoltaica do do grupo CBV (Cerâmica Boa Vista) no município de Belo de Campo – Ba, que aproveitou toda capacidade de irradiação solar do município para obter economia e tornar a empresa mais sustentável.
Na ocasião foi realizada uma visita técnica à usina, onde o engenheiro da Irradiar Soluções Sustentáveis, Cid Macedo, apresentou os detalhes técnicos e demonstrou o funcionamento do sistema. Foram tiradas dúvidas dos convidados sobre a importância da adoção dessa medida e todos os seus benefícios.
Cerâmica Boa vista é uma empresa de fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção. Atua no mercado à 17 anos e fica localizada no munícipio de Belo Campo – Ba. Para a fabricação de seus produtos utiliza-se diversas máquinas na produção e com isso o seu consumo de energia chega em média de de 64.424 kWh/mês sendo um dos insumos de maior custo para empresa na produção do seu produto.
Visando diminuir os custos com energia elétrica e gerar economia para o negócio, os sócios da fábrica buscaram uma solução para este custo elevado através da Irradiar Soluções Sustentáveis; que foi a implantação do sistema fotovoltaico. Além do retorno sobre o investimento, que se dá em poucos anos com a economia obtida na conta de luz, também contribui para a preservação do meio ambiente. É uma energia limpa, renovável e não emite gases poluentes.
Por meio da melhor tecnologia, esta usina é capaz de evitar a emissão de 208 toneladas por ano de gás carbônico na geração de energia elétrica, o que colabora com a compensação das emissões do processo de queima da cerâmica
No que se refere ao sistema, para atender parcialmente a demanda de energia da fábrica, foi instalado um sistema de minigeração. A Minigeração é uma central geradora de energia solar fotovoltaica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW, que foi o caso da Cerâmica. Com isso, foi implantado um sistema com potência de 262,80 (Kwp), com geração média de energia mensal de 33.323( kWh/mês). Para tanto, foram necessários 720 módulos, 8 inversores e uma área de cerca de 1500 (m²). O investimento terá o retorno em aproximadamente 04 anos e após retorno, a Cerâmica Boa Vista continuará produzindo a energia que precisa, sem custos adicionais de produção pelo tempo de vida útil do equipamento, estimado em 25 anos.
Uma única solução implantada pela Irradiar Soluções Sustentáveis, conseguiu auxilar a Cerâmica Boa Vista na redução do custo na conta de luz, com a diminuição e compensação na emissão de gases poluentes e na diferenciação do seu produto, possibilitando muito mais valor agregado.
Faça como ao grupo CBV e venha Irradiar Economia e Sustentabilidade!!