O conceito de reciclagem é simples e bem conhecido por todos, principalmente pelas empresas que realizam o gerenciamento dos resíduos e possuem um Sistema de Gestão Ambiental bem estruturado.
Essas empresas perceberam que através da reciclagem, o seu negócio reduz custo e aumenta a margem de lucro.
Além dos benefícios gerados, a reciclagem também é uma obrigação das organizações para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.
A PNRS (Lei 12.305 / 2010) define a ordem de prioridade para gestão de resíduos, priorizando a não geração, redução, reutilização e a reciclagem.
Não havendo a possibilidade de aplicar nenhum desses projetos de gerenciamento, o resíduo deve ser tratado e o rejeito deve ser disposto de forma ambientalmente correta.
O processo de reciclagem contribui muito para a diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar.
Além disso, reduz a retirada de matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, colabora com a limpeza e saúde pública e gera emprego.
O conceito é simples, mas vale a pena relembrar!
Reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.
Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosas, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera empregos a milhares de pessoas.
Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/empresas-x-reciclagem/