Dentre os mais de 210 mil sistemas de energia solar instalados em 2021 no Brasil, 54% foram financiados
Até o mês de setembro de 2021 foram instalados cerca de 210 mil geradores de energia solar no Brasil, segundo dados da Aneel, mantendo o ritmo acelerado de crescimento do setor nos últimos anos. Há vários fatores que explicam a expansão da energia solar no país, o mais recente é a sequência de aumentos na tarifa de energia elétrica decorrente da crise hídrica. Apenas no mês de setembro a elevação na tarifa da bandeira vermelha definido pela Aneel foi de 49,6% o que elevou a tarifa de energia em 6,8% em média.
Outro fator é o conjunto de facilidades para a aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico, sendo que o acesso a financiamento está entre os principais. Segundo dados do Estudo Estratégico de Geração Distribuída promovido pela Greener, em 2021 o financiamento bancário já representa 54% das modalidades de pagamento dos projetos de geração de energia solar instalados no país.
Há uma grande variedade de instituições financeiras que disponibilizam linhas de financiamento específicas para projetos de geração de energia solar, que contam com taxas de juros e condições diferenciadas. Segundo Renan Temp, engenheiro eletricista e sócio-diretor da Enerluz, as condições disponíveis no mercado tornaram a compra dos sistemas fotovoltaicos muito atrativas. “Hoje já é possível encontrar opções com carência de 90, em alguns casos até 120 dias para pagar a primeira parcela do financiamento. É tempo mais do que suficiente para que a instalação do sistema aconteça e o cliente já sinta a economia na conta de luz antes de pagar a primeira parcela” explica Renan.
As taxas de juros costumam ser bastante atrativas, refletindo em parcelas mais acessíveis. “É muito comum que ao financiar o sistema fotovoltaico o cliente encontre parcelas que equivalem ao seu gasto médio com a conta de energia. Isso atrai muito os clientes, pois é possível direcionar o valor que já é pago na conta de luz para o financiamento do sistema, sem gerar gastos extras”, afirma Renan.
Cuidados na hora de contratar o sistema fotovoltaico
Com o aumento da procura e da oferta por geração de energia solar, é preciso redobrar os cuidados na hora de contratar seu sistema fotovoltaico. Os equipamentos são feitos para gerar energia por pelo menos 25 anos com no mínimo 80% da capacidade, mas é possível que continue gerando energia por ainda mais tempo. Ao longo deste período é importante que a empresa que fez a instalação do sistema esteja disponível para prestar suporte técnico quando necessário.
O que você precisa saber antes de adquirir um sistema de energia solar
Certifique-se de que a empresa que está fornecendo o serviço de instalação tem experiência em sistemas de energia solar e tem condições de prestar assistência no longo prazo. A instalação do sistema fotovoltaico exige o acompanhamento de um engenheiro eletricista, e erros de projeto podem ocasionar danos ao imóvel e a rede elétrica em que o sistema foi instalado, além de prejuízos e gastos não previstos.
Etapas da Instalação
A aquisição de um sistema de geração de energia solar envolve algumas etapas desde sua contratação até o dia em que é ligado e começa a gerar energia. Primeiro é realizada a solicitação de microgeração junto a sua concessionária de energia elétrica, isso garante que você terá um medidor de energia bidirecional que permite receber e enviar energia para a rede elétrica da sua cidade.
Ao mesmo tempo, um engenheiro eletricista irá desenhar o projeto elétrico que irá orientar a instalação do sistema fotovoltaico respeitando os requisitos da estrutura elétrica do local de instalação.
Quando os equipamentos chegam até o cliente chega o momento da instalação. Os painéis fotovoltaicos são fixados no local previamente definido como o de melhor eficiência de geração e os inversores são conectados aos painéis e ligados a rede elétrica.
O processo termina com a vistoria dos técnicos da concessionária de energia que verificam se a instalação respeita as normas de segurança do setor, e se estiver tudo certo, realizam a troca do medidor de energia para o modelo bidirecional. A partir desse momento o sistema já pode ser ligado e você já pode começar a gerar a própria energia.
Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/enerluz/energia-solar-energia-do-futuro/noticia/2021/09/27/financiamento-facilita-acesso-de-consumidores-a-energia-solar.ghtml