Blog

Inovação da indústria 4.0 reduz custos com energia, mas ainda há muito desperdício

Sensores que identificam perdas energéticas em tempo real estão entre as ferramentas utilizadas

 A indústria brasileira larga com vantagem na corrida da transição energética. Responsável por 30% do consumo final no Brasil, utiliza hoje uma grande quantidade de origem renovável. No entanto, de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a perda de calor e a iluminação inadequada resultam em desperdício da ordem de 40%.

A utilização das ferramentas tecnológicas que caracterizam a indústria 4.0 vem crescendo e reduzindo custos. Sensores instalados em máquinas por meio da internet das coisas, por exemplo, identificam desvios em tempo real. O monitoramento permanente de dados por meio de recursos de Big Data é outra ferramenta fundamental.

A Grendene, líder brasileira na exportação de calçados, estabeleceu a eficiência energética como prioridade em 2012. O primeiro passo foi a substituição de todas as lâmpadas por um modelo LED desenvolvido para suportar as variações de tensão que ocorrem na indústria.

Três anos depois, a empresa decidiu investir na autogeração de energia solar na unidade de Sobral, no Ceará, que abriga oito fábricas. Em 2018, inaugurou a geração para consumo industrial. Além de produzir e transmitir dados em tempo real, ele gera energia elétrica que seria dissipada. O sistema está em teste na unidade da Sabesp em Franca (SP), e ficará disponível para todas as empresas de saneamento do Brasil

Quer tornar sua empresa mais sustentável, econômica e melhorar sua imagem? Na Irradiar você encontrará a melhor solução para o alcance desse objetivo, com profissionais altamente qualificados. Não desperdice energia, fale conosco!!